sexta-feira, agosto 24, 2007

Contos do sul

Barbaridades

É de tarde. Todos já almoçaram. Os donos da casa agora estão no jardim com suas visitas.

-Ah, com certeza! Se eu um dia eu pegar o Perez me traindo, eu o mato com o tiro na testa e mato a pilantra com um tiro no peito. Não faria nenhum escândalo, nada. Seriam apenas os dois tiros. Depois, eu sairia numa boa, tranqüila, iria embora para bem longe apenas com a roupa do corpo.

-Credo, amor, para que tanto? Imagina, eu, o teu maridinho, te traindo. Jamais! Você é a minha estrela norteadora. Jamais.

-Luna, capaz mulher! Tu seria assim, tão sangue frio?

-Aha! Me sirva mais um. Se ele ousar me testar assim, com certeza, com certeza.

-Hehe, Perez, Perez, Tu está ferrado, meu velho! Vê só, a senhora Ventania, ela é braba, tchê!

-Carlitos, que nada, essa aí... Quem manda sou eu, ela só obedece! Essa brabeza aí é só porque já tragou uns e tá na frente das visitas.

-Vê só Zélia. Esse aí se acha o Todo Poderoso.... Tadinho.

-Luna, dá licença de eu usar o teu banheiro?

-Capaz, tu me pedindo licença. Vá!

-Dona Luna, dona Luna!!!!! Acode aqui que a Zilá tá tendo um troço!

-Zilá! Zilá! Mais o que foi que aconteceu com ela?

-Ela estava no telefone e desmaiou. Não sei nem com quem ela estava falando.

-Zilá! Zilá! Dona Luna? Meu irmão...

-Calma Zilá! Pega água pra ela, anda!

-Me conta, agora, o que aconteceu?

-Meu irmão foi preso. É coisa do Miltinho. Meu irmão é muito sério, não dá pra essas coisas.

-Calma, tchê!

-A minha mãe, dona Luna, ela não pode sofrer de nervoso. Ela é velha já, sabe?

-Tá, e aí, tu vai lá?

-Se a dona Luna deixar...

-Vai, te manda mulher, te manda, capaz!

-O que foi Luna, que houve lá dentro?

-A Zilá que teve um troço. O irmão foi preso, ela está com medo da mãe dela passar mal com a notícia, sabe? Dei folga de uns dias para ela ir ver o que pode fazer.

-Gente, a conversa está boa, mas nós temos de ir. Amanhã é segunda-feira e o Carlitos tem que ir trabalhar.

-Luna! Luna!

-Que foi, homem? Que agonia é essa?

-Entra e fecha a porta!

-O que foi?

-Cadê a arma que eu guardava no cofre? Anda! Cadê?

-E eu vou saber?

-Tu disse hoje mesmo que me mataria com tiro na testa e o escambau, e agora vem me dizer que não sabe de arma alguma?

-Mas eu não sei. Falei por falar.

-Pera aí, que tu vai ver uma coisa.

-Júnior, Amanda, Isa, Zélia, todos da casa, agora aqui!

-Alguém sabe do meu Smith?

-O que pai?

-Falo do meu revólver! Bah! O mesmo com qual a sua mãe jurou lá fora que me mataria! Ele sumiu!

-Não jurei que te mataria, e muito menos que seria com o teu Smith!

-Mas falou que me mataria. Chora mesmo! Chora! Porque os nossos amigos são testemunhas do que tu falou e eles vão te entregar!

-Pai!

-É! Fala agora pros meninos o que você disse lá fora! A dona Luna falou que me mataria com um tiro na testa!!! Veja só! Agora, o meu Smith sumiu! Só pode ter sido ela, já armando uma cilada!

-Tu vai ver! Tu vai me pedir perdão mesmo que morto. Barbaridade! Como que faz isso comigo. Tu tá doido é?

-Chora! Tá com remorso? Cadê o teu amante para me matar?

-Pai, tu enlouqueceu? Pare com isso já. Bah!

-Tua mãe que tá armando uma já para me matar. E a bisca ainda avisa em público, tchê! Tá pensando o que?

-Mãe, deu! Vamos lá pra cima. Tu dorme hoje lá com a gente!

-Véio, tá vendo só! Nem foi ela que pegou o Smith. Vê só o que tu tá fazendo.

-Ela falou! Ela falou que matava eu na testa!

-Ah?

-É isso aí! Que me matava com tiro na testa e tudo! Bah. Vê só o demônio que é essa ventania?

-Pai, não é assim. E por que afinal que ela disse que te matava assim?

-Se ela me pegasse traindo.

-Aha! Então tu está traindo ela?

-Eu? Quem foi que disse essa bobagem?

-Se tu está assim num desespero de dar dó...

-Eu? Mas é nunca, tchê! Perdeu o juízo foi, teu moleque? Não sabe mais quem é teu pai?

-Mas então? Pra que tanta brabeza?

-A mulher me jura de morte, e o meu Smith some! Tchê! Tu? Como é que tu reagiria?

-E eu lá vou saber. Bah, não dou motivo para desconfiarem de mim. Ninguém me jurou de morte ainda!

-Vá te deitar! Vá que tu de nada sabe!

-Mulher! Dona Luna! A conversa não acabou! Tu não vai dormir aí, se é o que tu pensa.

-Já vou, já vou.

-Tu que não me devolva o Smith até meio-dia para ver só! Meio-dia e dez eu faço queixa de ti na polícia!

-Vai! Tu vai é pra puta que te pariu! Eu não peguei Smith nenhum. E se eu o achar eu te entocho ele! Vá te catar!

Ao meio-dia do dia seguinte, nem o Smith apareceu, nem a queixa foi registrada. Disse na TV que a família do abastado advogado Perez foi encontrada toda morta. Não há ainda indícios de roubo. Suspeitam de assassinato seguido de suicídio. A polícia está ainda averiguando o caso.